quarta-feira, 16 de maio de 2012

ATAQUE HEADBANGER


Evento: THE RIPPER FEST – 4° Ato de estripação | Data: 12/05/12|Local: CULTURA CLUBE (Natal / RN) | Bandas: VENOMOUS BREATH (PB); PRIMORDIUM (RN); NIGHTHUNTER (RN); ATAQUE VIOLENTO (PB) e SODOMIZER (RJ).
Sábado 12 de maio de 2012, Natal recebe Bangers de estados viznhos para prestigiarem o 4° Ato de estripação – THE RIPPER FEST. Evento que, pra mim teve esse ano como consolidação no calendário Metal pelo menos do Nordeste, publico bom no evento, mas poderia ter dado o dobro de pessoas, faltou muita gente de Natal e adjacências por lá.
Vamos ao THE RIPPER FEST que esse ano começou na sexta com a chegada dos Bangers da Paraíba e dos cariocas em terras potiguares, no sábado ainda chegando Guerreiros do Metal na cidade o ponto de encontro foi o WHIPLASH BAR onde marquei minha presença relâmpago e saímos em caravana para a tradicional Ribeira onde já encontramos um batalhão razoável para receber as bandas paraibanas, a carioca e a caravana de Recife, então fui aos cumprimentos e a velha colhida de informações sobre o que viria em breve.
O show estava marcado para 22h00min e com 1h05min de atraso começa a VENOMOUS BREATH, o que se espera de uma banda em sua segunda apresentação? Não se espera muito, mas os paraibanos que abriram a noite demonstraram que nem sempre! Com muita segurança no palco, a banda tem praticamente a mesma formação da ATAQUE VIOLENTO, com excessão do guitarrista  Symon e incluindo como vocal o individuo conhecido como Batata fizeram um Black Metal do caralho, com direito a uns corpse paints discretos e uma linha de vocal mesclando entre rasgado e agonizante já movimentaram as poucas cabeças que estavam ali, pois a maior parte do público ainda estava lá fora como sempre. Eu não consegui o set list dos caras, mas foi um show curto de 30min com faixas próprias e alguns covers e uma influencia fortíssima do Black europeu que já anunciou a todos o que seria a noite de som pesado. Valeu Venomous Breath!! Excelente apresentação!
As 23h55min começa a PRIMORDIUM, a banda que tá no auge em Natal tocando em quase todos os eventos de Metal que rolaram do ultimo trimestre de 2011 pra cá, mas os caras tão aproveitando e fazendo uns shows nostálgicos pré-produção do Debut, e confesso que cada um melhor que o outro! Na ultima resenha deste blog eu fiz um comentário sobre presença de palco da ANOMALON e da banda em questão aqui que acarretou em algumas criticas a mim, disseram até que se eu quisesse coreografia fosse assistir a um show da Banda Calipso!? Não rola porque o que eu escutei e escuto até hoje mais longe de Metal é Rock Nacional. Só pra esclarecer eu não falei de coreografia e sim de atitude de músico Headbanger  que realmente curte o que tá tocando, com feeling, agressividade e tudo que o Metal nos dá direito, e se eu quisesse ver músicos paradões iria assistir as orquestras sinfônicas.
Deixando as criticas sem fundamentos de lado vamos ao que nos interessa; Primordium – Não sei se foram as minhas criticas ou uma mudança radical generalizada no grupo, mas eu vi uma nova banda no palco, que começou com as faixas do demo: Aton – God Of Light, The Sacred Valley Of The Kings, e por serem conhecidas agitam todos que os assistem. Os potiguares subiram no palco com “desfalque” na formação, o Baterista Augusto Caesar por motivo de força maior não tocou, mas a banda trouxe dois garotos que deram conta do recado: Wellington (Nightwish Cover e Megadeth Cover) tocando na primeira metade do show com as faixas autorais e o cover Refuse Resist (Sepultura) executado de forma perfeita, Thiago Varela durante todo o cover colocou-se no praticável do palco (base mais alta onde fica a bateria) e nessa primeira parte já percebi a linha de frente da banda totalmente diferente do ultimo show, dessa vez sem a mascara de Paint Ball Denilton Falcão ao lado de Thiago detonavam nas guitarras e deram um verdadeiro show de presença de palco e o baixista Cleiber Jr. Brincavam com os intrumentos, esses três arrancaram inúmeros comentários, todo mundo percebeu a movimentação da banda e essa movimentação instigou os fãs do grupo, até Gerson se movimentou bastante.
Após o cover da Sepultura a banda dá uma parada para a troca de bateristas, talvez por serem muito jovens e pelas bandas que tocam não aguentariam os 35min de pancada nesse instrumento complexo e que exige muito fisicamente. Gerson fala sobre o andamento da produção do CD que só sairá em 2013 e sobre a turnê Nordeste para qual a banda se prepara, entra Flávio o 2° batera que só me revelou que é sobrinho do batera oficial e seguem o showzaço apresentando mais algumas músicas do tão esperado CD: Pillars Of Eternity, Mummified, The Curse Of Imnhotep e mais um cover: Revenge Of The Zombie (Six Feet Under) e essas quatro últimas faixas foram regadas a alguns ensaios de polga e muito cabeleira balançando. Sempre com guitarras e baixo ao alto a banda transmitiu uma grande energia, ao fim da apresentação um fato inusitado, repetiram o cover da Sepultura talvez na esperança de que se abrisse uma grande roda de polga mas isso não aconteceu, tirando esse fato eu posso garantir que foi o melhor show da Primordium que eu já vi! Hail Primordium!!
Após os 35 minutos de um show enérgico, exatamente as 01h10min do Domingo começa a NIGHTHUNTER que já leva seus discípulos pra onde vai e parece que absorveu a energia que ficou no palco, eu particularmente não gostava da banda há alguns anos, mas após algumas mudanças na formação os caras vêm evoluindo a cada dia, e já mandam Deny Your God emendada a Satanic Conjurate e param para ajustar o som que estava muito bom, só faltava retorno pra o vocal, pouco mais de um minuto de parada e tome Alcoholic Old School Thrash Black Metal (faltou o litrão de aguardente na mão de LC Hunter), mas eles detonam Pagan Ritual e parece que apertaram o detonador de um explosivo, a banda se apresenta com um visual bem a caráter do seu estilo, trajes militares, spikes e uma boa execução dos músicos causam uma resposta imediata lá em baixo, os caçadores noturnos fazem mais um dos grandes shows da noite, eu já saquei ai que esse será o melhor show do ano até o momento, mandam mais duas autorais e vem um cover que me arrepiou dos pés a cabeça - Evil Dead (DEATH)... Perfeito, perfeeeito!!! 
Se eu já tava gostando da banda agora virei fã! Você já imagina o que aconteceu – Roda de polga.  O Caçador entra na segunda parte do show e dai pra frente só as faixas em português, e continua a instiga dentro do bar, tocando com muita segurança a banda só precisa acertar a finalização das faixas, pois sempre alguém parava depois dos demais, mas isso não diminuiu o brilho da apresentação, soltam Violação Infernal, Psicopata Homicida e Nascido Pra Guerra. Praticamente 50 minutos de Thrash Black e eles fazem uma homenagem ao Metal em português, fecham com chave de ouro mandando No Limite da Força (Anthares), e encerra também um grande show da NIGHTHUNTER, um show de evolução e garra. Valeu Caçadores!
Após a ótima apresentação da NIGHTHUNTER é a vez dos paraibanos da ATAQUE VIOLENTO, que se meteu numa saia justa, a banda até é boa, mas falta algo no som dos caras pra instigar os bangers, iniciam com Prenuncio do Ataque e vários problemas no som, sinceramente não sei o que aconteceu  e não falei com ninguém da banda sobre (mandem o esclarecimento desse fato que eu solto aqui no blog), mas depois das três bandas anteriores que foram muito boas , os paraibanos entraram num duelo com o operador de som que consumiu as primeiras faixas e quebrou a energia que pairava no ambiente, acerta-se o som e quando os bangers começam a se mexer, eles são pegos pelas gargantas e começam a pedir água, cerveja ou qualquer coisa para se refrescarem. Peraí! Os caras não vão pagar essa conta sozinhos – FALHA DA PRODUÇÃO. Tinham no mínimo quatro pessoas na produção do evento e ninguém atentou pros garotos mendigando liquido? Eu nem tenho o que comentar sobre o show da Ataque Violento e muito menos sobre esse descaso da produção com a banda.
Produtores do evento não deixem isso acontecer novamente, espero que vocês me entendam, mas o que já não tava bom ficou pior. Lei de Murphy é foda!! Eu procurei alguém da produção e não encontrei... Eis que na sétima faixa vem o salvador da pátria: Gauss Magnus aparece com três cervejas para os caras que só tocariam mais duas, o clima ficou tão down que nem o cover da Kreator instigou mais ninguém!! Eu vou parabenizar a banda, ela merece ser  reverenciada pois por muito menos eu já vi banda deixar o palco, e eles em respeito ao público e produção continuaram a apresentação e executaram as 9 faixas do set list tocando pra meia dúzia de guerreiros, pois os demais estavam sentados diante de tanto contratempo. Torço que a ATAQUE VIOLENTO  volte a Natal pra fazerem um show de glória. Parece que realmente não era o dia dos caras.
Após a quebrada do clima e com a casa vazia eu me retirei do evento pois minha esposa que já não tava legal quando saimos de casa chegou ao limite e pedi a Cleber Silter para assistir a SODOMIZER que passou praticamente meia-hora para ajustar o som, a banda tem como batera Guilherme Incitatus (COMANDO NUCLEAR), sem muita firula eles abrem o show com Amitiville,  faixa extremamente linda! Todos que restaram na casa levantaram-se e dirigiram-se em direção ao palco para curtirem The Call Of The Beast e Bring Your Dead, com muita energia e de forma perfeita soltam Dead By Witchcraft, faixa agressiva e que manifesta uma “grande" roda de polga (grande considerando o número de pessoas), a banda é ovacionada a cada fim de faixa, pois ouve-se aplausos e o UUUHHHHUUUUU da galera, as faixas seguintes são Let’s Satan Take Your Soul (Instrumental) e The Ceremony que provocam Stages e punhos erguidos, com o dia apontando eles executam as ultimas faixas, agradecem a todos e se mostram bastante contente com o pequeno mas instigado número de pessoas que ainda resistiam a noite de Metal. Sodomizer veio, cumpriu perfeitamente sua obrigação, demonstraram a vontade de voltar à Natal! Hail Sodomizer! Fudidooooooo!
Levando em consideração os comentários que ouvi ainda no evento e as manifestações nas redes sociais fica claro que apesar dos contratempos com a ATAQUE VIOLENTO, foi um belíssimo show, todas as bandas surpreenderam e deram o recado. Para os meus amigos LC Hunter, Daniele, Jobson e Cyllo fica o exemplo dessa falha da produção para que não aconteça mais, se não fosse isso teria sido um show perfeito, com exceção desse fato vocês estão de parabéns! O THE RIPPER FEST está consolidado como um dos maiores eventos de Metal da cidade do Natal, em nome da produção agradeço a todas as bandas e aos bangers de Recife, João Pessoa e Campina Grande que pegaram a estrada para prestigiar a festa, e aos bangers da grande Natal que compareceram! Que venha o 5° Ato de Estripação em 2013 para que seja mais um Ataque Headbanger!
 Por Cleber Silter e Adiel Soares

2 comentários:

  1. Ola a todos, primeiramente agradecer pelo comparecimento de todos e todas, as bandas, os patrocinadores, caravanas que vieram na raça mesmo curtir o som e aos diversos e inúmeras manifestações de apoio de todas as formas, veículos de informação de mídia e de pluralidade a cerca do evento. O evento esse ano orça saltos mais longes e traz uma das maiores bandas da cena underground nacional em apresentação única pelo Nordeste do Brasil juntamente com nomes grandiosos da cena do Nordeste para consolidar a qualidade a qual este evento representa entre-tudo para o publico do Nordeste, as dificuldades, entraves e a galerinha que joga contra mas uma vez se levantam e mais uma vez, e infelizmente para vcs (sabem quem são) foram superados por nós e nossos apoiadores, sobre os pontos negativos, pois para minha pessoa não foi dirigida nenhuma manifestação de insatisfação por parte de qualquer pessoa seja de banda ou de publico, vai ser levantado, discutido e superado pela organização, aos quatro cantos das mídias sociais e pessoais recebemos muitos elogios (algo que não é o foco e sim, a cena fortalecida) todavia expresso aqui o pedido de desculpas por qualquer eventualidade pois creio que não serão eventualidades que arranharam a competência e brilho das excelentes apresentações nem tão pouco nosso compromisso de tratar de forma singular toda e qualquer pessoa que prestigia o nosso evento, mesmo assim, iremos entrar em contato com a banda Ataque Violento para ouvi-los, no mas novamente agradecemos e informamos que já vamos discutir a construção da edição do próximo Culto ao Macabro que será no mês de outubro como em todas as outras edições, ainda não temos uma data definida e nem podemos adiantar muita coisa, mas estamos em contato com grandes Bandas da cena nacional e estudando as possibilidades.

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse show foi fudido, simplesmente maravilhoso!
    Toda galera que compareceu no evento é foda, minha segunda estadia pela região e fui recebido super bem por todos novamente, tanto quanto na peimeira vez (com o Comando Nuclear).
    Só senti falta de comer um Hot Dog com carne moida, frango desfiado e salsicha que rolou na primeira vez... hahahaha...
    Agradeço de coração à absolutamente todos que compareceram no rolê, não somente aos que prestigiaram a apresentação do Sodomizer, pois a presença e apoio de todos é que faz a força desse evento ja tradicional e tão fudido!
    Muito obrigado, brothers, e perdão por tardar tanto a ver uma rezenha tão bem vinda.

    Guilherme Incitatus

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.