quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CULTOS AOS MACABROS

Evento: V Culto ao Macabro | Data: 20/10/12 | Local: Cultura Clube (Natal / RN) | Bandas: Von Moloch (PE); Nomades (RN); Shedim (RN) e Hardegon (PE)
Mais um Outubro em Natal, é chegada a hora dos Necrobangers manifestarem-se em massa no mais negro dos eventos de Natal. Esse ano a The Ripper já no cartaz deu o verdadeiro recado do que é o CULTO AO MACABRO, com a nova marca do evento, criada pela Black Mark e a frase do ateísta Bruce Calvert: “Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.”,
As 21h30m cheguei ao Cultura e como já é normal neste evento por ser totalmente voltado ao Metal Negro, o número de bangers era abaixo do que normalmente comparece em outros shows, fui a busca de informações e já soube que a natalense CULTUS INFERNALIS UMBRI não iria se apresentar, pois o seu vocalista foi escalado para trabalhar de ultima hora no sábado à noite, já percebi a presença de pessoas de fora do RN, já fui cumprimentar Rejúnio (Juazeiro do Norte) , Chris (Recife) e Leck (Campina Grande) e tomo conhecimento da presença de alguns bangers de Ceará, alguns de Campina e que a Van de Recife que trouxe as bandas veio lotada, prossegui em busca de informações e no bate papo pré-show com os amigos. O interessante dessa noite é que a Headline foi a Shedim, que é da terra acompanhada da conterrânea NOMADES, que era outra expectativa por estar lançando seu primeiro registro, mas sobre isso vou falar mais a frente.
Infesto (Von Moloch)
Com duas horas de atraso, já no domingo a pernambucana Von Moloch abre as portas do inferno e dar inicio ao V Culto ao Macabro, o grupo que já tem sete anos de estrada toca para aproximadamente 100 pessoas, Von Moloch faz uma boa apresentação e já movimenta os presentes, tocando seu Black Metal cruo pela segunda vez na cidade, eles dominam o Cultura clube como uma banda de Black deve fazer, destaco o guitarra Infesto que aplica fúria ao instrumento e os covers Bestial Massacre (Mauzoleum) e Ritual (Blasphemy) que encerrou a apresentação do quarteto, ótimo show!
Exatamente ás 01h15m e pela terceira vez consecutiva Nômades começa a celebração pagã no Culto, a formação teve uma mudança expressiva, saiu o tecladista, Artham Deadhymns foi pra bateria e Abyssus assumiu o baixo e vocal, algumas faixas tiveram uma nova roupagem e a mescla de vozes entre Abyssus e Artham fez uma grande diferença nos hinos do grupo, ficou mais bonito, se é que essa é a palavra! Essa era uma das mais esperadas da noite por estar lançando seu primeiro demo – Eras de Sangue. Tocaram praticamente o set list do registro, acrescentando: Em Sombras Pagãs, onde Erzebet Bathory assume as teclas e o cover Capatian Forest da banda de mesmo nome, que por sinal foi muito bem executada.
Abyssus (Nômades)
Na faixa Marchas em Guerra, Abyssus usou um capacete medieval, destaco a guitarrista Erzebet, que este ano tava mais confiante no palco, e parabenizo a banda pela boa apresentação, que só não foi perfeita por faltar um pouco mais de experiência, pois a banda apresentou-se apenas 3 vezes, todas no Culto ao Macabro, fico na torcida para que eles possam sair da cidade ou até do estado já que com o demo eles pretendem sair de Natal para divulgar em outras cenas. De qualquer forma Hail Nômades!
Ás 02h15m ouve-se a intro de “The Great Black Goat”, Demo de 2004 e a euforia negra impera no Culto, até eu queria ver a Shedim, pois a banda não tocava há aproximadamente seis anos e volta com uma formação diferente, porém com remanescentes da antiga formação, a celebração se transforma em nostalgia, pois todos os bangers de antigas gerações que ali estavam queria ver o retorno dos demônios, agora como um trio formado por Infernal (baixo e voz), Belial (guitarra) e Hellfire(bateria), eu já sabia que as músicas teriam nova roupagem, mas queria ver como ficaria sem o teclado, instrumento expressivo nas músicas da Shedim.
Hellfire (Shedim)
A blasfêmia se fez alternando partes do demo The Lord Of This Land (2000) e The Great Black Goat (2004), o vocalista Infernal foi responsável pelas vozes de um desses registros, então estava bem a vontade cantando, confesso que apesar de Black Metal não ser o meu forte, a emoção vinha aos olhos e aos pêlos a cada Riff inicial das faixas, não só eu, pois vi velhos bangers enxugando as lágrimas durante o show, e percebi a importância que a Shedim tem na cena.
O trio dividiu o show em quatro blocos, sendo cada um deles composto por metade dos demos, mais precisamente: 1ª parte do demo de 2004; 1ª parte de 2000, 2ª parte de 2004ª e 2ª parte de 2000, Belial se mostrou um bom guitarrista e segurou a onda da melodia, Hellfire parece que passou óleo nas juntas e detonou o instrumento. Infernal quando fazia seus comentários entre os blocos demonstrava um pouco de nervosismo que era encoberto pela emoção, uma bela apresentação, e as faixas só não foram perfeitas por falta de um segundo instrumento melódico, pois este fazia falta nos momentos em que Belial executava os solos, nada que uma segunda guitarra não resolva perfeitamente, comentário também feito por músicos que assistiam ao show.
Hardegon
Foram 45 minutos de Satanismo e nostalgia que deixou uma expectativa do que será The great lord black goat rules this land under the black vision”, próximo demo da Shedim que pelo nome parece ser um relançamento dos dois demos com algumas faixas inéditas, o trio fez valer a pena a espera de anos sem tocar. Pra encerrar com tridente de ouro, Morbid Pleasure que trouxe à tona minhas lágrimas, pois era a abertura do DAPESADA na rádio e Diabolical Revenge. Excelente Show!
Faltando apenas 18 minutos para as 4h Hardegon dá inicio ao fim, eu não consegui falar com o grupo, e sem set list apenas assisti ao show, que foi bem executado, acho que tocaram um cover, mas a banda tem seus seguidores, pois teve seu publico a frente do palco e tocaram aproximadamente 35 minutos, algumas das faixas tiveram a participação de Nazgul (vocalista da Von Moloch).
Assim se encerra mais um CULTO AO MACABRO, muito bem produzido e com um ótimo cast, a THE RIPPER merece seus méritos, pois além do atraso não percebi nenhuma falha de produção, boa recepção às bandas e muita organização no decorrer do show. Fica o meu apelo para que próximo ano os bangers, necrobangers e afins compareçam em maior número.
ETERNIDADE AO CULTO AO MACABRO!

Texto e fotos: Adiel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.