sexta-feira, 13 de junho de 2014

"A noite é longaaa, e ela mal começou...Primeira dose de whisky...."

Evento: Heavy Metal Maniac | Data: 07/06/2014 | Local: Extensão Vitrola (Campina Grande - PB) | Bandas: Comando Etílco (RN), Vinculum (PB), Menthor (PB) e Metal Comando (PB).


   No ultimo sábado, peguei a estrada acompanhado dos amigos Fábio, Dani, Lene e minha esposa Miry rumo a fria cidade de Campina Grande na Paraíba para contemplar uma noite só de Heavy Metal oitentista, onde posso dizer que os Bangers da cena campinense compareceram quase que em massa, além dos Metalheads oriundos de outras cidades, amantes do Black, Thrash, doom e etc... foram assistir ao lançamento de uma boa promessa da Paraíba, a saber, VINCULUM, e aos insanos potiguares da COMANDO ETÍLICO.
  Após ter pousado na casa do Diego Yrotimov, nos preparamos e fomos ao show sob uma chuva que parecia querer estragar a festa, mas os Bangers aproveitaram a noite oitentista e fria para tirar do guarda-roupa seus artefatos de couro, e isso eu já percebi ao chegar na frente da casa, que já aglomerava um bom número de pessoas com basqueteiras, botas, spikes e jaquetas de couro, é minha segunda visita a EXTENSÂO VITROLA, chamam de extensão porque Vitrola é um rock bar que já rolou shows, mas deve caber no máximo 100 pessoas, então, o Daniel (Proprietário) usa esse espaço para os eventos, o prédio é humilde, mas de novembro pra cá já teve melhoras, e aos poucos ele tá organizando o lugar para que fique mais aconchegante, e tá valendo a luta pelo underground.
  Às 23h10m ouço lá de fora a primeira faixa da banda MENTHOR, que começou com atraso de mais de
uma hora, pois a banda causou um pequeno problema com a produção do evento por causa da posição de apresentação, eles fechariam o show. Mas essa não foi a única atitude negativa da banda, a outra eu falo depois. Vindos da cidade de Guarabira, a pouco mais de 100 km de Campina, a banda com mais de uma década de estrada fez o seu set list praticamente de faixas autorais, com exceção de dois covers e executa muito bem as faixas, já deu uma instigada nos Bangers e encerraram com "The Trooper" da Iron Maiden, como não tinha conversado com a banda antes, após a apresentação, o vocalista aguardava ao lado do palco a desmontagem dos instrumentos, e eu fui até ele, falei que era do blog e pedi para conversarmos um pouco quando eles saíssem do palco e fiquei aguardando bem próximo dali, mas ao sair ele simplesmente me ignorou e foi embora. Na minha opinião, não apoio bandas "undergrounds" que chegam ao evento na hora de tocar e quando terminam sua apresentação somem sem dá tempo nem daqueles que tavam batendo cabeça apertarem as mãos dos músicos, e falta de consideração até com as outras bandas, pois membros das outras três bandas assistiram ao show deles, isso explica o porque de uma banda com mais de dez anos não ter uma demo lançada e que muito pouco se ouve falar, se eu estou errado me perdoem, pois conheço dezenas de Bangers no estado da Paraíba e nunca tinha ouvido falar dessa banda, só sei desses dez anos através do Ari Sabbath (VINCULUM).
  Domingo, 0h30m e é chegada a vez da METAL COMANDO, banda formada pela nova geração de Bangers e a menos experiente da noite, dar pra perceber o nervosismo dos garotos e o batera Gleyson relatou que estava tenso por dividir palco com uma de suas influências, que é a banda convidada, mas vamos ao show que não começou bem, pois abriram a apresentação com "Jogos de Guerra" (Salário Mínimo), mas o vocal entrou fora de tom e a banda executou a faixa meio perdida, foram infelizes na escolha do cover, e além disso, o vocalista Tiago Pires cantou uma estrofe de outra música, conhecida, mas não consigo lembrar o nome,pois o nó que deu na minha cabeça, até agora não consegui desatar.
  Na sequencia, eles tocaram uma faixa autoral bastante conhecida pelos Bangers de Campina, os garotos da METAL COMANDO já tem sua pequena legião de fãs, só precisam amadurecer e ensaiar mais, e, escolher os covers de acordo com o tom do vocalista, no geral, a banda fez um show inconstante, mas o público gostou, então, cabe a METAL COMANDO correr atrás de uma evolução musical já que eles estão em pré produção da demo.
   Exatas 1h57m ouve-se o canto da águia anunciando a chegada da VINCULUM, que inicia sua apresentação com as duas primeiras faixas do EP, deram um pequeno bico no início, o que não fora percebido por muitos, com a casa cheia eles mandam "Sangue Frio" da banda Azul Limão e nem preciso dizer nada, uma verdadeira onda de cabelos tomou conta doVitrola e até eu fui bater cabeça, após uma faixa nova, o que já era um puta show ficou insano ao som de "Kamikaze do Rock" da banda Made In Brazil, da época de Cornélios Lúcifer.
  VINCULUM toma conta da Noite, a banda é praticamente perfeita, uma verdadeira mistura de gerações, com a cozinha de primeira e duas guitarras solos fazendo uma bela cama para a voz do carismático Moisés Lima, com 40 anos de idade e uma voz de um garoto de 20, ele quase não se movimenta no palco mas tem uma performance baseadas em gestos, caras e bocas, Parabéns Moisés (O Véio).
  Voltando ao set do EP, o batera Jacob Wild executa um solo, bem complexo e seguem junto ao coral dos Bangers com "Olhos e Alma", deu pra sentir o feeling da banda executando a faixa, na sequência, eles mandam "Pássaro Sem Domínio", e foi destruição total dos fãs de uma banda que está apenas em seu segundo show, mas já com EP lançado, e diante de toda empolgação do público Moisés anuncia "Noite de Rock" da Salário Mínimo, perdoem-me, mas eu não vi mais nada, só ouvi e quase arranco minha cabeça do pescoço...
  Após um merecido descanso de 35 minutos, para arrumação de palco e sorteio do violão, estamos com forças renovadas para tomarmos uma dose forte de Heavy Metal, o quarteto potiguar começa com "Estação Antiga"  e já se sente a troca de energia entre público e banda, os Bangers campinenses estavam com saudade dos insanos da COMANDO ETÍLICO, que passaram por lá em novembro de 2012, e dessa vez mesclaram o set entre faixas do CD, Demo e faixas novas, a música "Jhonny Letal" é nova, mas parece que todos já conheciam, foi uma verdadeira agitação emendada com loucura em "Tormento", na sequência Vall anuncia um dos hinos da Comando - "Ritual" que faz jus ao nome, e "Força Motriz" que fez muitos cantarem, outros baterem cabeça com bastante gás, considerando que já eram quase 4h, e COMANDO ETÍLICO conseguiu segurar todos os Bangers no show.
  Como se não bastasse, "Selvagens da Noite´" foi a próxima e entramos na segunda e parece mais destruidora parte do show, "Medusa" foi cantada principalmente pelas mulheres, e eram muitas até pela linha de voz da canção, seguida de "Gangue" e "Legado" que foi acompanhada à punhos erguidos e gritos de guerra, chegando a me emocionar ao ver centenas de punhos ao alto. Nisso, já se vai uma hora de show, a COMANDO ETÍLICO nunca tocou tanto, pelo menos que eu tenha visto, as próximas são três clássicos do Brazilian Heavy Metal, são elas: 'Trilha do Metal" - Presente para Dani Apolinário (aniversariante), "Anjos da Escuridão" e "Massacre" e me desculpem, mas também sou Headbanger... E até o próximo Show.
  No geral, o Heavy Metal Maniac foi um belo show, envolvendo bandas de várias gerações da cena, o
espaço tem que melhorar, mas aos poucos, Daniel que é um batalhador da cena campinense está de parabéns pela iniciativa do espaço, a turma da VINCULUM recebe todos os méritos possíveis pela bela organização, suporte às bandas e pela excelente apresentação que saiu melhor que o EP.
  Quero também parabenizar a loja Metal Zone pelo grande apoio ao evento, e a todos os Bangers que compareceram sob a chuva que caía, os que pegaram a estrada e bateram cabeça durante todo o show, nem sei se essa é a ideia da produção,mas já estou ansioso para o próximo ano.






Texto e fotos por Adiel Soares

Um comentário:

  1. Boa noite! Chamo-me Clênio Lima e me identifico como baixista da banda Menthor, a qual participou da brilhante noite do dia 07 de junho em Campina Grande, juntamente com as bandas-irmãs Vinculum (PB), Metal Comando(PB) e Comando Etílico(RN) no ‘Heavy Metal Maniac’. Venho através deste conceituado Blog esclarecer o mal entendido sobre a nossa banda.
    Em primeiro lugar, quero agradecer o espaço oportunizado por este Blog para a banda poder se pronunciar a respeito do desempenho da mesma durante o evento, e ao mesmo tempo parabeniza-lo pela atitude generosa de cobrir com imparcialidade o evento, engrandecendo assim, o movimento do ‘metal pesado’ em nossa região.
    Pois bem, nossa banda chegou ao local do evento por volta das 21:30 horas, ou seja, 30 minutos de antecedência para a realização do evento. Fomos, inclusive, os primeiros a chegar ao local, estando presente, apenas, o Daniel, proprietário do Extensão Vitrola, que nos recebeu muito bem. Conforme informação passada pela produção, embora que o evento estivesse marcado para início às 22:00 horas, o público campinense tem hábito a comparecer aos eventos a partir das 23:00 horas. Desta forma, foi recomendação da produção do evento, a banda Menthor subir ao palco depois deste horário e após a chegada de todas as atrações ao recinto para definir a sequência e duração de cada apresentação. O vocalista Fábio Bronzeado, que é conhecido pela sua simplicidade e simpatia, ansioso com a sua performance no show, uma vez que o mesmo se encontrava praticamente afônico em virtude de uma virose, possivelmente, não se atentou com as pessoas que o direcionaram a palavra naquele instante. Entretanto, o mesmo pede desculpas se porventura agiu, aparentemente de modo deselegante com o editor deste Blog e informa estar sempre a atender quaisquer pessoas que sejam, independente de ser de algum blog ou não. Desde já se dispunha a dar entrevista sobre os trabalhos da banda, inclusive sobre o CD que está sendo gravado com 12 músicas autorais que será lançado em breve.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.